31 maio 2019


COPOLÍMEROS 
O homopolímero ou o polímero normal é formado por vários monômeros idênticos. Porém, os copolímeros são polímeros de adição formados por vários tipos de monômeros não idênticos. Lembrando que na fabricação desses polímeros os monômeros podem ser regulares ou irregulares, em que é chamado de distribuição dos monômeros na macromolécula, a partir do pressuposto os copolímeros são classificados em: aleatório, em bloco e alternado.
Nos copolímeros aleatórios não há protótipo para a distribuição dos monômeros. Conforme a ilustração apresentada:
O—A—B—O—A—O—B—O—B—O—A—O—A—O—B—O—B—O—A—O—  B—O—A—O—B—O
Um arquétipo que revela as informações expostas é a borracha estireno butadieno (SBR), pode ser chamado, também, de buna – S. O SDR é uma borracha que tem diversas utilizações, por causa das suas propriedades. A mesma possui uma ótima resistência à abrasão, a meios químicos e ácidos orgânicos, porém não é recomendada para suportar ao calor e ao óleo, nem para a utilização em meios químicos insultuosos e solventes.
Segundo Caetano, das borrachas sintéticas, a SBR é a mais usada porque seu preço é o mais acessível em relação aos demais elastómeros. É importante frisar que esse material é de suma importância para a produção de correias transportadoras, pavimentos, tubos e mangueiras, componentes para calçados (solas e tacões), tapetes, dentre outros materiais utilizados no nosso cotidiano.  
Parafraseando Carey (2011), nos copolímeros em bloco a cadeia principal contém seções (blocos) de unidades repetitivas derivadas de diferentes monômeros, que são unidos por ligações covalentes. De acordo com a sequência:
O—A—O—A—O—A—O—A—O—A—O—B—O—B—O—B—O—B—O—B—              O—B—O—B—O—B—O—B—O
Conforme a sequencia apresentada anteriormente, podemos perceber dois blocos, um derivado de A e outro de B, visualizamos também, que nessa macromolécula pode conter outros blocos. Exemplo disso é o EVA, constituído por polietileno e poliacetato de vinila, utilizado em atividades escolares, artesanato e outras aplicações comuns, é usado na construção civil como brita leve e como resina de alta  absorção de água.
A terceira de suas classificações é a enxertada. As enxertadas possuem em sua formação ramificações em enxerto onde podem se originar de monômeros diferentes, um exemplo de elemento usado com cadeia em forma de enxerto são aqueles usados em gabinetes de computadores portáteis.
REFERÊNCIAS


CAETANO, Mário. Borracha de Estireno Butadieno (SBR). Disponível em: <https://www.ctborracha.com/borracha-sintese-historica/materias-rimas/borrachas/borrachas-sinteticas/borracha-de-estireno-butadieno-sbr/> .Acesso em: 09 de maio de 2019.

CAREY, F. Química orgânica. Sétima edição. Porto Alegre RS: AMGH editora ltda., 2011.

30 maio 2019


POLICARBONATOS 
Os policarbonatos são poliésteres de ácido carbônico linear adquirido por meio da reação entre o bisfenol  A e gás fosgênio, ou seja, contém na sua estrutura o grupo do ácido carbônico esterificado, conforme a figura abaixo.
Este polímero pode ser chamado de termoplástico, pois, quando aquecido amolece, mas no transcorrer do resfriamento endurece, no qual essa característica é uma vantagem na sua aplicação em indústrias e construções, por que ele é facilmente moldado sem necessitar de emendas.
Entretanto, seu eminente aspecto constitui uma boa transparência, que associada com a resistência ao abalroamento forma um plástico de engenharia utilizado, hodiernamente, com frequência em construções ao invés do vidro.
Diante do exposto, conforme Carey (2011), o policarbonato que apresenta todas as características expostas é chamado de Lexan e é considerado o mais importante entre o grupo, afirma que a substância é usada nos óculos de proteção e óculos comuns e que os astronautas da Apollo 11 usaram capacetes com visores de Lexan em sua viagem à Lua de 1969.
REFERÊNCIA
        CAREY, F. Química orgânica. Sétima edição. Porto Alegre RS: AMGH editora ltda., 2011.



FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA